Festas populares do Rio de Janeiro

Festas populares do Rio de Janeiro

É comum pensar prontamente no carnaval quando falamos sobre festas populares do Rio de Janeiro, não é mesmo? Mas, hoje eu vou desconstruir um pouco essa visão.

É claro que o carnaval é uma das mais populares e conhecidas festas do estado, mas podemos citar outras que servem para todos os gostos e épocas do ano.

As festas populares são grandes marcas da cultura de um local, e com isso, podem significar memórias e acontecimentos marcantes de uma população.

Para você que deseja saber quais são as festas populares do Rio de Janeiro, sugiro que siga a leitura deste conteúdo até o final e veja detalhes sobre:

  • Folia de Reis
  • Festa do Divino
  • Dia de São Cristóvão
  • Festa literária de Paraty
  • Festa de Iemanjá
  • Carnaval
  • Festas juninas e julinas
  • Natal
  • Réveillon
  • Festa da Penha

Leia também: Lista das comidas típicas cariocas

Principais festas populares do Rio de Janeiro

A listagem de celebrações do Rio de Janeiro é uma mistura de cultura e paixão. Isso porque, celebrar uma determinada época do ano ou um acontecimento marcante é uma das maiores características dos cariocas.

As festas populares, como carnaval, natal e réveillon, fazem parte de tradições do estado, mas, não são as únicas que merecem destaque.

Confira a seguir algumas sugestões de festas populares do Rio de Janeiro.

Folia de Reis

Logo no início do ano, em 06 de janeiro, diversas cidades do estado celebram a Folia de Reis, também conhecida como Reisado e Festa dos Santos Reis.

Esta é uma das mais tradicionais festas populares do Rio de Janeiro. Nela, grupos de folia de Reis frequentam casas, dançam e cantam suas músicas.

Um destes grupos, o Reisado do Flor do Oriente, está na ativa desde 1871 na cidade de Duque de Caxias.

Festa do Divino

50 dias após a Páscoa, milhares de pessoas tomam as ruas de Paraty, no interior do estado, para celebrar essa tradicional festa católica.

A Festa do Divino atrai milhares de turistas em uma semana de comemorações que ocorre desde o século XVIII.

Dia de São Cristóvão

O santo padroeiro do Rio de Janeiro é celebrado em 20 de janeiro, feriado na capital.

Neste dia, procissões são realizadas em diversos bairros da cidade e tem uma famosa corrida de rua que acontece na região.

Festa literária de Paraty

Esta é uma celebração que ocorre desde 2003 e reúne milhares de autores na cidade. A festa cresce a cada ano e já ocupa lugar de destaque no Brasil e na América do Sul.

A FLIP, sigla pela qual o evento é conhecido, costuma acontecer no mês de novembro e atrai autores internacionais desde a primeira edição.

Festa de Iemanjá

Várias cidades celebram em 02 de fevereiro o dia de Iemanjá e o Rio de Janeiro é uma delas.

Iemanjá, também conhecida como a Rainha do Mar, é um orixá africano.

Durante todo o dia, diversas procissões e homenagens são feitas a Iemanjá em várias praias da cidade.

No Réveillon, novas homenagens e agradecimentos a Iemanjá são feitos nas praias cariocas.

Carnaval

É claro que o carnaval seria uma das festas populares do Rio de Janeiro a ser citada. Durante todo o ano, milhares de pessoas se dedicam a essa festa, que é muito significativa.

O carnaval acontece no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. São dois dias de evento onde diversas escolas de samba fazem desfile, exibem as suas fantasias, sambas enredo e toda a sua performance.

Existem algumas escolas de samba que oferecem a oportunidade de fazer um tour pelos bastidores da preparação do desfile. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer mais a fundo a instituição do seu coração.

Além de ser uma festa comemorada no Sambódromo, muitas famílias preparam a sua casa e até mesmo suas ruas para assistirem ao desfile.

Um movimento recente, assim como ocorre em outras cidades do país, vem elevando o número de blocos e a quantidade de pessoas para celebrar o carnaval de rua por todo o estado.

Festas juninas e julinas

Outro grande exemplo das festas populares do Rio de Janeiro acontece no mês de junho e se estende até julho.

As celebrações em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro já fazem parte da tradição de milhares de cariocas. Existem, inclusive, alguns grupos que criam quadrilha junina para se apresentar. É um verdadeiro show!

Nessas festas você pode encontrar comidas típicas da época, uma fogueira e muitas brincadeiras características destas celebrações.

Natal

Outra festa popular do Rio de Janeiro que não poderia ficar de fora da lista é o Natal. No estado, vários lugares públicos são decorados e viram grandes atrações turísticas nessa época do ano.

As famílias costumam se reunir para comemorar na véspera do Natal, onde trocam presentes e agradecem por mais um ano juntos.

É uma época em que as praças ficam decoradas e a famosa árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas é montada. É uma tradição esperar as luzes se acenderem como um grande show no local.

Réveillon

A festa de Réveillon também entra na lista das festas populares do Rio de Janeiro. Todos os anos, milhares de pessoas aguardam pelos shows que acontecem nas praias do Rio, onde tem uma queima de fogos e muitas atrações musicais.

As atrações principais acontecem na Praia de Copacabana. Em toda a extensão da orla são realizados shows de artistas famosos do país.

É uma época de muita comemoração e expectativa para o próximo ano, e muitos turistas se programam para ir até o Rio de Janeiro para participar dessa festa tão popular.

Festa da Penha

Outra festa popular do Rio de Janeiro é a da Penha. Ela é uma tradição religiosa que acontece na igreja da Penha, na zona norte do Rio.

Vários religiosos se encontram durante essa celebração para festejar e pagar promessas. A organização da festa da Penha é por conta dos membros da igreja. 

Durante a festa, também é possível conferir várias atrações musicais e muitas brincadeiras para as crianças. Além disso, você consegue se deliciar com vários pratos que são vendidos em barraquinhas durante todo o evento.

A lista de festas populares do Rio de Janeiro não para por aí. Essas foram só alguns dos vários exemplos.

As atrações são inúmeras e para todos os gostos. Se você prefere festas mais agitadas, como o carnaval, aproveite o momento e curta muito.

Se você tem vontade de ir ao estado, aproveite a oportunidade para conhecer uma das festas populares do Rio de Janeiro. Crie um roteiro de acordo com a época do ano em que será sua viagem e se divirta.

Avalie também a lista acima e veja qual tem mais o seu estilo e adicione a sua meta de lugares para conhecer.

Você já teve oportunidade de conhecer alguma das festas populares do Rio de Janeiro? Se esteve, comente abaixo o que achou do evento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.