Quais são as 41 marcas mais admiradas na Cidade Maravilhosa?

Compartilhe:

Marcas dos Cariocas
Marcas dos Cariocas

O jornal O Globo em parceria com a Troiano Branding divulgou, em dezembro de 2022, a 13ª edição do estudo Marcas dos Cariocas, que apresenta as 41 empresas mais admiradas pelos moradores do Cidade Maravilhosa.

A pesquisa leva em consideração cinco dimensões: qualidade, preço, respeito, identidade e evolução.

Pela quarta vez consecutiva, a marca Havaianas foi eleita a que mais tem a cara do Rio de Janeiro, enquanto o Uber foi escolhido como a preferida dos cariocas pelo terceiro ano seguido.

A Samsung, que está entre as 10 marcas mais valiosas do mundo, foi apontada como a que mais respeita o consumidor carioca, enquanto O Boticário foi destacado como a empresa que mais respeita o meio ambiente.

No ranking geral, o Uber foi eleito a marca mais admirada, seguido pela Smart Fit, Coca-Cola, Samsung e BR Petrobras. A pesquisa também incluiu uma nova categoria, de meios de pagamento, que foi liderada pelo PicPay.

Foram realizadas mais de 2 mil entrevistas para a identificação das marcas dentro de cada categoria e construção do ranking, respeitando a distribuição das variáveis sexo e idade da população da área metropolitana do Rio de Janeiro, com base nos dados fornecidos pelo IBGE.

Após 2 anos de pandemia, o padrão de consumo mudou. As marcas estão revendo suas estratégias para atender este novo público, já que o consumidor quer se ver cada vez mais representado nos produtos que utiliza.

Junto a iniciativas de rankings de marcas que trazem um panorama nacional, o Marcas dos Cariocas olha as particularidades do carioca, mostrando as marcas que geram maior engajamento com ele.

Segundo Cecília Russo Troiano, Diretora Geral da Troiano Branding e responsável pelo estudo:

“Há 13 anos somos responsáveis por conduzir o Marcas dos Cariocas e vejo a contribuição do O Globo como uma grande demonstração de seu compromisso com a população da cidade do Rio de Janeiro. Se por um lado, para o mercado, a pesquisa “Marcas dos Cariocas” traz uma importante ferramenta para a gestão das marcas, por outro, entrega aos leitores, um rico material que espelha suas preferências”.

Na revista Marcas dos Cariocas, publicada pelo jornal O Globo, foi apresentado o ranking completo com as 41 empresas citadas, além de análises, reportagens especiais e entrevistas exclusivas com as vencedoras.

A pesquisa é considerada uma importante ferramenta para a gestão das marcas e reflete as preferências dos cariocas.

Confira abaixo o resultado do Marcas dos Cariocas 2022: 

  •  Smart Fit
  •  Samsung
  •  Uber
  •  Nike
  •  Honda
  •  Nubank
  •  Pilão
  •  Heineken
  •  Grupo D’Or
  •  GOL
  •  Samsung
  •  O Boticário
  •  Brastemp
  •  Decolar
  •  Cultura Inglesa
  •  Drogaria Pacheco
  •  McDonald’s
  •  Natura
  •  MRV
  •  Tok&Stok
  •  Pedigree
  •  Samsung
  •  O Boticário
  •  Havaianas
  •  PicPay
  •  C&A
  •  Claro
  •  Sky
  •  Amil
  •  BR Petrobrás
  •  Sundown
  •  Coca Cola
  •  Outback
  •  Porto Seguro
  •  BarraShopping
  •  Shopee
  •  Nestlé
  •  Guanabara
  •  Estácio

Sobre a marca mais amada pelos cariocas

Em 2008, o empresário Edgard Corona, criador da marca Smart Fit após participar de um evento do setor fitness nos Estados Unidos da América, percebeu diferenças no mercado de academias brasileiro em relação ao norte-americano. 

Ele observou que no mercado norte-americano já existiam academias com mensalidades mais acessíveis, enquanto no Brasil havia apenas opções mais caras ou mais baratas com estrutura deficiente.

Com essa descoberta, Corona decidiu abrir uma nova rede de academias low cost, que se tornou a Smart Fit, com unidades em São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro.

O conceito da rede é baseado em mensalidades acessíveis e áreas maiores de 2000 m², além de equipamentos tecnológicos e de alta qualidade, com parcerias com marcas como a Technogym e a Movement. Em 2018, a rede contava com 378 unidades e um aplicativo que criava treinos personalizados para cada aluno.

A Smart Fit se diferencia no mercado de academias por oferecer mensalidades mais acessíveis e equipamentos de alta qualidade. Além disso, a rede disponibiliza áreas maiores e parcerias com empresas, que oferecem seus serviços aos colaboradores.

Artigos mais visualizados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *