No Brasil, é comum que as pessoas associem a degustação de vinho às épocas mais frias. Mas e quem disse que a bebida não vai bem com as temperaturas mais elevadas?
A realidade é que o vinho é uma bebida muito dinâmica, capaz de combinar com diversas situações, inclusive para as praias.
No entanto, como o mais comum de fato é degustar em épocas mais frias, é normal que você se sinta um pouco na dúvida sobre quais tipos de vinho são ideais para tomar em praias cariocas.
Há diversas safras que trazem leveza e frescor para os períodos mais quentes do ano. Mas, se você está com dúvida a respeito de qual é a melhor alternativa, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a respeito.
Uma coisa que não podemos deixar de citar é o cuidado que você precisa ter com os objetos corretos, de acordo com a bebida escolhida. A taça de vinho tinto cristal, por exemplo, é ideal para os tintos, como o próprio nome já diz.
É importante tomar esse cuidado com todos os demais vinhos que iremos apresentar nesta lista. Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.
Quais são os melhores vinhos para tomar em praias cariocas?
As praias do Rio de Janeiro são muito calorosas e para combinar com toda essa situação é ideal ter uma bebida que ajuda a refrescar nos momentos em que você não está na água.
E a verdade é que, desde que esteja na temperatura adequada, uma taça de vinho sempre vai ser a melhor escolha para lhe ajudar a relaxar e se manter refrescado.
Nesse contexto, os vinhos brancos, rosés e os espumantes são aqueles que mais se encaixam com a temporada do verão carioca.
Ademais, para levar à praia, com certeza, a melhor coisa a se fazer é investir em rótulos que sejam práticos, vedados com a tampa de rosca.
Mesmo porque, dessa forma, vai facilitar bastante na hora de abrir. Os espumantes também são ótimos, uma vez que são refrescantes e fáceis de abrir.
Melhores vinhos para tomar nas praias cariocas
Mas, a fim de facilitar ainda mais a sua escolha, nos tópicos seguintes iremos falar sobre as melhores opções de vinhos para tomar em praias cariocas. Confira!
Vinhos rosés
Os clássicos sempre vão ser boas opções, uma vez que com eles não há como errar. E com o vinho rosé não seria nem um pouco diferente.
Mesmo porque os vinhos rosés são os que têm maior procura durante o verão, uma vez que a maioria deles são leves e refrescantes.
O rosé é um equilíbrio perfeito entre as notas cítricas e adocicadas. Dessa forma, se torna uma excelente opção para uma tarde na beira da praia do Rio de Janeiro.
Se você ainda quiser uma opção de petisco, é bom destacar que os rosés combinam muito bem com pratos frios, à base de peixe ou saladas de frutas.
Vinhos brancos
É muito comum ver pessoas degustando vinho branco acompanhado de pratos com frutos do mar. Não há como negar o quanto uma moqueca, em postas ou frescos, é excelente com vinho branco.
No entanto, o ideal é que o vinho branco seja servido em temperaturas mais baixas, por volta dos 8°C, mais ou menos.
Em vista disso, são ótimas opções para refrescar um dia quente, como as praias cariocas. No entanto, os jovens e secos são os mais ideais para levar à praia.
Espumantes
Que tal aproveitar o sol intenso e as férias para celebrar tudo com muita elegância e glamour? É isso que os espumantes oferecem!
Tanto os brut quanto os demi-secs são ótimos para se apreciar vendo as ondas do mar, com uma vista paradisíaca.
Inclusive, se quiser algum acompanhamento, o espumante vai muito com pratos típicos de praia, como caranguejo e camarão.
Vinho tinto
O tradicional vinho tinto também é uma excelente opção para o verão, sendo também um dos mais tradicionais.
No entanto, além de ter uma taça de cristal vinho tinto, o ideal é procurar por opções que tenham os taninos mais macios. Um grande exemplo são os que são baseados na uva Pinot Noir, uma vez que tendem a ser mais leves, frescos e frutados.
Mas, para os dias mais quentes e abafados, os vinhos tintos jovens são preferíveis, os quais podem ser levemente refrigerados. Ah, e não esqueça da taça vinho tinto cristal para manter todos os aromas preservados, ok?
Qual é a temperatura correta para beber os vinhos na praia ou piscina?
Na verdade, não existe uma resposta unânime, uma vez que pode variar de acordo com o tipo de vinho que estamos falando.
O ideal é servir os vinhos brancos e rosés entre 8° a 12°C. No caso dos espumantes e vinhos brancos leve, entre 6° e 8°C.
Ademais, o ideal é sempre mantê-los em baldes com gelo ou em uma wine bags, que também serve muito bem para essa finalidade.
Como faço para gelar rapidamente os meus vinhos?
Vamos supor que você esqueceu de deixar a bebida para gelar, mas quer estrear a sua taça cristal vinho tinto. O que fazer?
Nesse caso, o melhor a se fazer é resfriá-los em baldes de gelo. Mas, para acelerar o processo, além do gelo, complete o balde com água, adicione sal grosso e álcool.
Acima você pode ver algumas dicas sobre os melhores vinhos para tomar nas praias cariocas. Este é mais um conteúdo especial criado pelo Oi,Rio para lhe ajudar!
Aproveite e veja também algumas atrações em Niterói e como saborear o melhor da culinária fluminense.
Você está no site Oi,Rio, um veículo independente que conta com uma equipe multidisciplinar, formada por jornalistas e pesquisadores, responsável pela produção de nossos conteúdos. Aqui falamos sobre a cultura fluminense, detalhes históricos e turísticos do estado do Rio de Janeiro.
Nossos conteúdos são produzidos e revisados por profissionais com longa experiência em jornalismo online, o que aumenta a confiança dos nossos leitores.