Quais são as praias mais calmas do Rio de Janeiro?

Quais são as praias mais calmas do Rio de Janeiro?

Quem quer sossego ou vai levar as crianças para o litoral sempre se preocupa em buscar informações sobre como é cada região. Pensando nisso, separei aqui uma lista com as praias mais calmas do Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro é um destino de férias para muitas pessoas. Muito disso se deve aos pontos turísticos incríveis, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Mas, não podemos deixar de mencionar as encantadoras praias cariocas.

No post de hoje, vou abordar as praias mais calmas do Rio de Janeiro para te ajudar a elaborar o seu roteiro durante a passagem pela Cidade Maravilhosa. Aquelas em que você pode curtir com a sua família com tranquilidade e aproveitar “o pé na areia, a caipirinha, a água de coco ou a cervejinha”.

Ainda não conhece o Oi,Rio? Saiba que somos um blog que destacamos diversos aspectos sobre a cultura fluminense. Além de falar das praias cariocas, já destacamos aqui:

Os melhores lugares para ficar em Angra dos Reis

Saiba o que fazer em Paraty

Veja quais são as praias mais calmas do Rio de Janeiro

As dicas abaixo são para quem busca a tranquilidade de um belo e agradável dia na areia. Você certamente não vai se arrepender de visitar esses lugares!

Praia de Grumari – Barra da Tijuca

Esta praia está localizada em uma reserva ambiental protegida e, por isso, possui vários pontos onde a natureza permanece preservada.

No mar, os surfistas podem curtir ondas maiores, enquanto perto da areia a água é mais calma, ideal para os banhistas que querem apenas relaxar.

Para apreciar a paisagem, os visitantes são bem atendidos com quiosques de comida e bebida e até aluguel de cadeiras de praia e guarda-sol.

O acesso à praia é fácil e, para quem vai de carro, existem boas opções de estacionamento na região.

Para maior comodidade, Grumari também tem ducha e banheiro. Realmente, é uma das praias mais calmas do Rio de Janeiro para quem quer passar o dia sem se preocupar com nada!

Praia da Reserva – Barra da Tijuca

Como se vê pelo nome, além de ser calma, a praia permite certa privacidade aos visitantes, já que a faixa de areia é bastante extensa, o que permite aos banhistas ficarem bem dispersos.

A praia fica em uma área de reserva natural, e nas proximidades você pode encontrar excelentes hotéis para se hospedar.

O “ponto negativo” é que não há linhas de ônibus no local. Então, se você quer curtir um pouco desse paraíso, precisa ir com seu próprio veículo ou contar com aplicativos de transporte, como o Uber, por exemplo.

Com muita vegetação, a praia da Reserva é o cenário perfeito para quem quer relaxar e ainda fazer uma incrível sessão de fotos em frente às águas cristalinas.

Apesar de ser mais reservada, a praia tem sinal de celular, estacionamento próximo e quiosques com banheiros. Em pontos estratégicos, também existem postos de salva-vidas.

Praia do Leblon

Não tem como falar das praias mais calmas do Rio de Janeiro sem citar a do Leblon.

Essa é uma das melhores opções para curtir com toda a família e levar a criançada para aproveitar o verão. Tem até um parquinho infantil praticamente na soleira da areia, na região conhecida como “baixo bebê”.

O Leblon é ideal para quem gosta de apreciar a praia sossegada, longe da agitação comum que existe em Copacabana e Ipanema.

Por lá, além de encontrar locais para comer e beber, você pode alugar cadeiras e guarda-sóis, além de piscinas plásticas para os pequenos se refrescarem.

Para quem gosta de se exercitar na praia, também é possível aproveitar quadras de areia para esportes, como futevôlei e beach tennis, por exemplo.

Infelizmente, devido à poluição, o mar às vezes pode ser impróprio para nadar, e as ondas costumam ser agitadas. 

Fora isso, a infraestrutura para os visitantes é completa, você encontra diversas duchas para tirar a areia do corpo e banheiros. Para facilitar ainda mais, é possível pagar praticamente tudo com PIX!

Praia da Macumba

A Macumba é bastante conhecida e, assim como a de Grumari, é um lugar adorado pelos surfistas, pois as ondas na parte mais profunda são marcantes, mas na beirada as águas são mais calmas.

Para quem está em busca de tranquilidade e quer saber quais são as praias mais calmas do Rio de Janeiro, essa é a escolha ideal, pois é praticamente deserta durante a semana. Sendo possível apreciar a linda vista do morro do Pontal.

Apesar disso, é sempre bom tomar cuidado com a correnteza e respeitar as orientações dos salva-vidas e as bandeiras de sinalização.

A praia tem banheiro e duchas para se refrescar sem ter que tomar banho de mar. A orla também possui diversos quiosques para compra de comidas e bebidas, sem contar os vendedores ambulantes que vendem os mais diversos produtos.

Praia do Pepino

Uma das praias mais calmas do Rio de Janeiro e limpas, é ponto de chegada dos praticantes de parapente e asa delta, portanto, possui uma bela vista para quem quer relaxar com a brisa do mar.

É considerada uma praia segura, com boa infraestrutura e ótimos quiosques para comidas e bebidas. Com areia muito fofa, mar límpido e poucas ondas, é uma região muito agradável para curtir o dia.

O aluguel de cadeiras e guarda-sóis tem um preço abaixo do que é encontrado em outras praias. Portanto, o passeio tem um bom custo-benefício.

Praia Vermelha

A areia desta região é grossa e avermelhada, daí o nome Praia Vermelha. O mar costuma ser cristalino, calmo e sem ondas.

A orla tem uma excelente vista para o Pão de Açúcar e os bondinhos, tornando-se um excelente refúgio das lotadas e agitadas praias do Rio de Janeiro.

Em termos de infraestrutura, os visitantes são bem atendidos. É possível alugar cadeiras e guarda-sóis e tem ótimos quiosques com preços acessíveis.

Por estar localizada em uma região militar, a praia costuma ser mais segura. Muitas pessoas vão para o mar e deixam os seus pertences na areia sem preocupação.

Além de ser uma das praias mais calmas do Rio de Janeiro, você pode desfrutar de um belo calçadão com bancos e jardins à sombra de uma árvore apreciando a bela vista!

Cuidados e recomendações para você aproveitar ao máximo!

Essas são as praias mais calmas do Rio de Janeiro para desfrutar de momentos de qualidade, sozinho ou com amigos e familiares.

E aí, tem interesse em conhecer alguma dessas opções que indiquei aqui? 

Para que você possa aproveitar ao máximo o seu passeio, encerro este post com algumas recomendações importantes:

  • Cuide do meio-ambiente, leve seu lixo da praia ou faça o descarte correto;
  • Não deixe pertences de valor dentro do seu veículo;
  • Além de protetor solar, leve repelente. Algumas praias estão em área preservada e contam com muitos mosquitos;
  • Se beber, não dirija!

Você pode compartilhar essa lista das praias mais calmas do Rio de Janeiros com os amigos e familiares e montarem, juntos, um roteiro exclusivo para curtir uma boa viagem.

Aproveite para ler também:

Descubra curiosidades sobre as cidades da Região dos Lagos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.