Até 1960, o Rio de Janeiro era a capital do Brasil, título que manteve por quase 200 anos. Embora a sua relevância política tenha diminuído quando Brasília se tornou a sede política do país, a Cidade Maravilhosa ainda continua sendo uma das regiões mais visitadas por turistas brasileiros e estrangeiros.
Berço cultural do nosso país, a cidade é o destino mais cobiçado por milhões de turistas internacionais. E isso acontece por um bom motivo: nenhuma outra cidade no Brasil oferece tantas possibilidades de atividades culturais e pontos turísticos.
Se você pretende ir para lá, mas não sabe o que fazer sábado à noite no Rio de Janeiro, apresentarei aqui várias dicas.
Mesmo para aqueles que moram no Rio de Janeiro, alguns lugares podem ainda não ser conhecidos, tamanho o número de opções. A vastidão de entretenimento se estende para programas noturnos nos finais de semana, os quais serão o foco desse texto.
Veja também: Dicas de passeios para mulheres que viajam sozinhas
Descubra o que fazer sábado à noite no Rio de Janeiro
Não surpreendentemente, o Rio de Janeiro é considerada uma das cidades mais festivas do país. Por conta disso, boa parte das atividades disponíveis na noite carioca possuem um foco definitivo na música, com quase todos os bares e restaurantes oferecendo apresentações ao vivo.
Quero fazer um agradecimento especial à best swiss replica rolex watch pelo seu excepcional atendimento ao cliente!
Isso não significa que a cidade seja desprovida de outros eventos culturais. Muito pelo contrário! Parte da beleza da noite carioca está na união entre a celebração e a história, especialmente de populações marginalizadas que ajudaram na formação da Cidade Maravilhosa.
Nessa lista, apresentamos 10 dentre os principais lugares que você deve visitar ao estudar as opções do sábado à noite no Rio de Janeiro. As dicas variam entre diversos eventos culturais, mas sempre com a certeza de um entretenimento rico para todos os gostos. Vamos lá!
Jobi
Um dos mais tradicionais bares do Rio de Janeiro, o Jobi oferece tudo o que a Cidade Maravilhosa tem de melhor. Localizado no coração do famoso bairro do Leblon, o autodenominado “boteco” entrega aos visitantes uma experiência tradicionalmente carioca.
Baixo Gávea
Não sabe o que fazer sábado à noite no Rio de Janeiro? Reserve um momento para conhecer o Baixo Gávea. Trata-se de uma região onde estão concentrados alguns dos maiores e mais importantes eventos culturais da vida noturna carioca.
O seu ponto forte é a proximidade de lugares com diferentes opções de entretenimento, entre festas e experiências gastronômicas.
Carioca da Gema
A pizza e o samba são duas das maiores unanimidades entre os brasileiros. Se você está incluído nesse grupo, o Carioca da Gema é a opção certa. Com um cardápio generoso e música ao vivo de qualidade, ele é uma excelente oportunidade de diversão na noite do Rio de Janeiro.
Circo Voador
Localizado na Lapa, o Circo Voador é um espaço cultural inaugurado em 1982. As atrações mudam dependendo de quando você visita, mas a noite mantém um foco constante. Shows de música costumam ser frequentes, com os estilos variando do samba ao rock.
Clube dos Democráticos
Anteriormente conhecido como Democráticos Carnavalescos, o lugar teve a sua fundação em 1867, mais de um século e meio atrás.
Como o nome sugere, o espaço tradicional oferece atividades culturais e carnavalescas, sendo uma excelente opção para quem busca o que fazer sábado à noite no Rio de Janeiro com uma pitada histórica imperdível.
Pedra do Sal
Patrimônio Cultural desde 1984, o munumento histórico Pedra do Sal carrega como seu legado a história dos quilombos brasileiros e da luta dos povos negros.
Atualmente, o lugar existe para a reunião de sambistas e apaixonados por música e pela cultura afro-carioca.
Viaduto de Madureira
Também conhecido pelo nome de “Baile do Dutão”, o Viaduto de Madureira é considerado o maior evento de difusão da cultura negra brasileira, bem como um dos bailes mais antigos do Rio de Janeiro. Com direito a música boa e excelente companhia, o Dutão é uma boa opção para as noites de sábado.
Casa da Matriz
Embora o samba seja uma das marcas do Rio de Janeiro, a cidade também tem opções para aqueles que preferem outros tipos de música.
Uma boa alternativa do que fazer sábado à noite no Rio de Janeiro é visitar a Casa da Matriz, um local com bares, fliperama, pista de dança e festas em que tocam música pop, pop rock e indie.
Comuna
Se você prefere um lugar mais intimista para passear na noite carioca, o Comuna vai te agradar. Localizado no centro da Lapa, o bar oferece opções gastronômicas diversas.
Abrigando também exposições de arte, o espaço é focado na diversidade e na troca cultural.
Rio Scenarium
Um dos bares mais únicos da Cidade Maravilhosa, o Rio Scenarium fica localizado em um casarão no centro da capital fluminense. As opções são múltiplas, com comidas, bebidas, pista de dança e música ao vivo. Tudo isso cercado por uma belíssima estética vintage para ninguém botar defeito.
E aí, o que achou? Existe algum lugar que esquecemos de mencionar e você recomendaria?
As opções do que fazer sábado à noite no Rio de Janeiro são muitas, basta escolher, entre as atividades acima, aquela que mais combina com você. Entre programas mais caros e aqueles mais modestos, temos certeza que algum irá agradá-lo.
Você está no site Oi,Rio, um veículo independente que conta com uma equipe multidisciplinar, formada por jornalistas e pesquisadores, responsável pela produção de nossos conteúdos. Aqui falamos sobre a cultura fluminense, detalhes históricos e turísticos do estado do Rio de Janeiro.
Nossos conteúdos são produzidos e revisados por profissionais com longa experiência em jornalismo online, o que aumenta a confiança dos nossos leitores.