Quais são as cidades históricas do Rio de Janeiro? Conheça novos destinos

Compartilhe:

Quais são as cidades históricas do Rio de Janeiro? Conheça novos destinos
Quais são as cidades históricas do Rio de Janeiro? Conheça novos destinos

Atualmente, a capital do Brasil é Brasília, uma cidade planejada do zero para assumir a função de centro político da república. Isso, porém, nem sempre foi o caso.

Para explicar quais são as cidades históricas do Rio de Janeiro, é preciso dizer que até a década de 1960, o país tinha outra capital, aquela que ainda é uma das mais importantes das Américas.

A cidade do Rio de Janeiro assumiu a função de capital do Brasil por quase 200 anos, de 1763 a 1960. Como consequência, boa parte dos municípios que fazem parte do estado adquiriram similar relevância, auxiliando a contar a longa história do nosso país.

Embora a capital do Rio de Janeiro seja o destino mais buscado pela maioria dos turistas que visitam o estado, é interessante destacar que a região tem outras cidades igualmente bonitas e com tanta (ou mais!) história. Nesse texto, vamos falar sobre elas!

Essa é a sua primeira visita aqui ao Oi,Rio? Aqui destacamos diversos aspectos sobre a cultura fluminense. Veja aqui:

Conheça algumas cidades históricas do Rio de Janeiro

Seja para aqueles que vão viajar para o estado e buscam alternativas de destinos ou para quem somente quer saber mais sobre as cidades históricas que o compõem, conhecer o Rio de Janeiro é algo muito interessante. Sendo assim, selecionamos destinos que ajudam a contar a história do país.

1 – Valença

Valença é um município do Rio que, até o final do século XVIII, era completamente coberto por florestas. Por conta disso, a cidade é famosa pelo ecoturismo, o qual inclui o Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia, Santuário de Vida Silvestre e Serra dos Mascates.

2 – Petrópolis

Petrópolis é uma das cidades históricas do Rio de Janeiro e turísticas mais famosas do Brasil. Para ter ideia, o município foi palco de mais de 30 produções audiovisuais desde os anos 1950, incluindo os filmes “O Xangô de Baker Street” e “Benzinho” e as novelas “A Viagem” e “Órfãos da Terra”.

Entre outras coisas, o que atrai as produções culturais brasileiras a Petrópolis é o seu charme como cidade histórica e de interior. Com relação aos principais pontos turísticos, vale destacar o Museu Imperial, que exibe mobílias antigas do Brasil império no palácio de Dom Pedro II.

3 – Vassouras

Segundo Censo de 1872, quase 60% da população de Vassouras era formada por escravos. Naturalmente, isso resulta em um lugar histórico que ajuda a ilustrar a jornada de dor e preconceito vivida por nossos ancestrais, as quais devem sempre ser contadas.

4 – Paraty

Embora não tão visitada nas produções audiovisuais quanto Petrópolis, Paraty também já foi cenário de algumas novelas, séries e filmes. Uma das obras mais recentes a ser gravada lá foi a série da Netflix “Coisa Mais Linda”, a qual retrata o Rio de Janeiro nos anos 1960.

Não dá para explicar quais são as cidades históricas do Rio de Janeiro sem falar nesta região. O maior destaque turístico é o seu Centro Histórico, mas também devemos mencionar o Caminho do Ouro, Ilha Comprida, Praia da Lula, Lagoa Azul, Cachoeira da Pedra Branca e Poço Usina e uma variedade de praias.

5 – Mendes

Famoso por mitos e lentas de tempos passados, o município de Mendes se destaca por uma exuberante Mata Atlântica com trilhas, pela Igreja Matriz de Santa Cruz, as ruínas do Hotel Santa Rita e a Estação Ferroviária de Mendes. Esses e outros locais devem ser visitados.

6 – Teresópolis

Teresópolis é cercada por montanhas e áreas de conservação, com destaque para os Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos e Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Naturalmente, o ecoturismo é bastante proeminente.

Ao falar sobre quais são as cidades históricas do Rio de Janeiro, é importante destacar que, apesar de todas as belezas de Teresópolis, a região também protagoniza alguns problemas de desigualdade social. Reconhecer esse lado nos ajuda a compreender a importância de se dar valor para a história brasileira que ainda está viva.

7 – Miguel Pereira

O município de Miguel Pereira fica bastante próximo da capital do Rio. Destaques turísticos incluem o Viaduto Ferroviário Paulo de Frontin, Museu Francisco Alves, Cachoeira Vera Cruz, Parque das Aves e um circuito gastronômico de fazer inveja a outras cidades do estado.

8 – Rio de Janeiro

Para fechar a lista, nada mais justo do que incluir a cidade maravilhosa! Embora o Rio seja um dos municípios mais urbanos do Brasil, isso não apega a importância histórica que teve para o nosso país, com prédios e marcos que ainda são mantidos de pé e reverenciados.

O Cristo e o Pão de Açúcar são provavelmente os dois melhores representantes turísticos da cidade. O primeiro, inclusive, comemorou os seus 100 anos recentemente. Erguido em 1922, o monumento continua atraindo milhares de turistas todos os anos, nacionais e internacionais. 

Poucas coisas são mais gratificantes do que caminhar por ruas que já foram palco de eventos que mudaram os rumos da nossa nação. Isso é ainda mais prazeroso quando o nosso destino não é um lugar “badalado”, permitindo que você saiba quais são as cidades históricas do Rio de Janeiro e coloque no roteiro opções ainda não visitadas.

Se você ficou curioso para visitar algumas das cidades históricas mencionadas neste texto, não abandone essa ideia! Olhar para o passado é a melhor maneira de construir o futuro, aprendendo com os erros e nos dedicando a honrar a memória de tudo o que veio antes.


   
        Booking.com

< Booking.com

Artigos mais visualizados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *