Quais são os feriados municipais do Rio de Janeiro? Veja as datas

Compartilhe:

feriados municipais do Rio de Janeiro
feriados municipais do Rio de Janeiro

Ah, os feriados! Para aqueles que trabalham ou estudam em período integral, ter um tempo para o descanso é algo pra lá de valioso. E surpreendentemente, ao contrário do que diz o senso comum, o Brasil está longe de ser um dos países com mais datas comemorativas!

Além disso, existe o fato de que nem todos os feriados valem para todos os lugares do país. De acordo com a divisão da administração política do Brasil, as datas comemorativas variam entre municípios, estados e a nação como um todo, o que pode ser um pouco confuso.

A fim de esclarecer quais são os feriados municipais do Rio de Janeiro e como estes funcionam, vamos explicar sobre as diferenças entre feriados municipais, estaduais e nacionais, bem como destacar os principais dias de folga comemorados no estado, com destaque para a sua capital.

Você está no Oi,Rio, um site especializado na cultura fluminense. Além de muitas dicas, também mostramos aqui:

Praia mais calmas do Rio de Janeiro

Lugares românticos para ir com seu amor

Como funcionam os feriados municipais?

Como o nome sugere, feriados municipais são aqueles específicos de uma cidade. Assim como os nacionais, eles não são facultativos, o que significa que empregadores devem conceder folga remunerada ou valores adicionais aos trabalhadores.

É também característica notável deste tipo de feriado o fato de que ele se limita ao município. Isso significa que a folga remunerada dos trabalhadores dessa cidade não influencia nos trabalhos em outros locais, incluindo regiões próximas em um mesmo estado.

Apesar da clara divisão entre municípios, quando o assunto é quais são os feriados municipais do Rio de Janeiro, é válido mencionar que duas cidades podem compartilhar uma mesma data. Isso, porém, não significa que eles estão sujeitos às mesmas regras, dependendo de cada administração.

Por fim, é preciso mencionar que feriados não são a mesma coisa que “ponto facultativo”. Esse segundo funciona mais como uma sugestão, enquanto os primeiros são definidos por lei e devem ser cumpridos por todos os órgãos brasileiros públicos e privados.

Descubra quais são os feriados municipais do Rio de Janeiro

Apesar do título deste texto mencionar os feriados municipais da cidade do Rio de Janeiro no plural, a cidade tem apenas uma data que se encaixa nessa categoria: o Dia de São Sebastião, santo padroeiro cuja existência é comemorada anualmente em 20 de janeiro.

Segundo a doutrina católica, o santo morreu no ano 288 D.C., vítima de perseguição cristã em Roma. Após sua morte, ele se tornou um mártir e padroeiro contra a peste, a fome e a guerra. Apesar da laicidade do Brasil, o feriado é comemorado em diversas cidades do país.

Além de aparecer quando pesquisa sobre quais são os feriados municipais do Rio de Janeiro, o Dia de São Sebastião é também uma data comemorada em Ribeirão Preto, São Sebastião, Porto Ferreira, Valinhos, Suzano e Presidente Prudente, em São Paulo; Brumadinho e Capitólio, em Minas Gerais; e Una e Ibotirama, no estado da Bahia.

Quais são os feriados estaduais do Rio de Janeiro?

Além dos feriados municipais, é interessante destacar os estaduais, os quais abrangem todas as cidades do Rio de Janeiro. Naturalmente, isso também vale para a capital. Os três principais são:

  • Dia de São Jorge;
  • Dia do Funcionário Público;
  • Dia da Consciência Negra.

Feriado de Dia de São Jorge

O dia de São Jorge é um feriado estadual do Rio de Janeiro comemorado em 23 de abril. Uma curiosidade interessante é que a comemoração da data não é algo exclusivo do Brasil, com países como Reino Unido e Portugal celebrando a vida e a morte do santo padroeiro.

Feriado de Dia do Funcionário Público

O feriado do Dia do Funcionário Público acontece em 28 de outubro. Embora seja estadual, ele é comemorado por outros estados além do Rio de Janeiro. Quando ocorre como ponto facultativo, a folga acaba sendo movida para outras datas, como ocorreu em 2022.

Feriado de Zumbi dos Palmares ou Dia da Consciência Negra

Fechando a lista de feriados estaduais está o Dia da Consciência Negra, também chamado de Dia Zumbi dos Palmares, em homenagem ao líder negro. A data escolhida é 20 de novembro, ocasião na qual, em 1695, ele foi assassinado durante uma emboscada.

Quais são os principais feriados nacionais?

Depois de explicar quais são os feriados municipais do Rio de Janeiro e também os estaduais, chegou a hora de mencionarmos os nacionais. Como o nome sugere, estas são datas em que todas as instituições, públicas e privadas, devem dar folga aos seus colaboradores ou oferecer remuneração extra.

O Brasil atualmente conta com nove feriados nacionais “fixos”:

  • Ano Novo (01/01);
  • Tiradentes (21/04);
  • Dia do Trabalhador (01/05);
  • Independência do Brasil (07/09);
  • Nossa Senhora Aparecida (12/10);
  • Finados (02/11);
  • Proclamação da República (15/11);
  • Consciência Negra (20/11;
  • Natal (25/12).

Existem também aqueles feriados com datas móveis, em que o dia exato muda de acordo com o ano. Os três principais são o Carnaval, a Sexta-Feira Santa e o Corpus Christi. Em todos os casos, as ocasiões são definidas previamente em calendários oficiais no país.

Agora que você já sabe quais são os feriados municipais do Rio de Janeiro e o impacto das demais datas, já pode começar a se programar. Seja para fins de viagem ou simplesmente espairecer a cabeça, estes momentos cumprem um papel importante para a vida de todos os trabalhadores.

Aproveite para descobrir o que fazer nas noites de sábado!


   
        Booking.com

< Booking.com

Artigos mais visualizados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *