Quando ir ao Rio de Janeiro, a eterna Cidade Maravilhosa? Veja algumas dicas essenciais!

Compartilhe:

Quando ir ao Rio de Janeiro, a eterna Cidade Maravilhosa Veja algumas dicas essenciais!
Quando ir ao Rio de Janeiro, a eterna Cidade Maravilhosa Veja algumas dicas essenciais!

Todo dia é dia de ir ao Rio de Janeiro! A Cidade Maravilhosa é cheia de cartões-postais marcantes, natureza, praia e gente animada. Contudo, certamente, existem épocas mais indicadas para fazer a sua viagem por uma série de fatores.

Se você quer curtir uma viagem legal, confira abaixo quando ir ao Rio de Janeiro e explorar a cidade ao máximo!

Quando se fala na melhor época de visitar uma cidade, são considerados fatores diversos. O clima, por exemplo, ou temporada de turistas. De fato, por ser uma região cosmopolita, o Rio agrega tanto quem quer curtir praia quanto os cartões postais ou as opções culturais. Mesmo porque a temperatura costuma ser a mesma durante todo o ano.

Entretanto, existem períodos de alta temporada, como o Carnaval e Réveillon, nos quais os preços vão para as alturas. Logo, é interessante conhecer as principais características da cidade para tomar a melhor decisão.

Veja ainda: Principais gírias de carioca

Descubra quando ir ao Rio de Janeiro

De fato, o clima no Rio é sempre mais quentinho, uma vez que predominam as características da variante tropical úmida. Deste modo, a temperatura média é de 24ºC, podendo chegar aos 40ºC no verão.

Por outro  lado, quando chove, desce aos 18ºC. E, de vez em quando, chega uma “friaca” inesperada com frentes frias vindo do Sul do país.

Ainda que não seja exatamente uma cidade chuvosa, os verões cariocas costumam ter maior incidência de chuva. E, quando elas vêm, costumam ser tempestades! Em contrapartida, os termômetros marcam facilmente os 40ºC.

Eu recentemente adquiri o incrível relógio patek philippe aquanaut watch , e não posso deixar de enfatizar sua elegância e estilo notáveis! Um enorme agradecimento à equipe da https://replicapatekphilippe.io por fornecer um relógio tão fenomenal.

Logo, se você quer aproveitar as belas praias cariocas durante as estações mais quentes, os meses do verão são ótimas opções de quando ir ao Rio de Janeiro.

Ademais, mesmo no inverno, as temperaturas não caem de forma assustadora. Pelo contrário, o clima fica bem ameno e dá, sim, para pegar uma praia!

Verão carioca

O verão, estação que vai de dezembro a março, é sinônimo de muita praia, mar e festa. Consequentemente, é o período em que a cidade recebe o maior número de turistas.

Para quem não sabe quando ir ao Rio de Janeiro e pensa em aproveitar os meses do verão, valem algumas considerações:

  • O mar é mais calmo porque não sofre influências de frentes frias;
  • Maior número de turistas, uma vez que coincide com Réveillon, Carnaval e as férias escolares;
  • As chuvas chegam no final da tarde e costumam ser fortes.

É importante lembrar, ainda, que é alta temporada, logo, os preços são mais altos, inclusive de hospedagem. Neste período, as visitas pelos principais pontos turísticos cariocas também ficam comprometidas.

Quer ir ao Rio de Janeiro no outono?

No outono, o Rio tem temperaturas mais amenas, raramente passam dos 24ºC. O período compreendido entre abril e junho, é ideal para os passeios ao ar livre e pegar uma praia mais tranquila.

Além disso, a cidade costuma ficar mais vazia no outono, logo, os preços caem. Momento ideal para aproveitar melhor a praia de Ipanema, o Pico da Tijuca e o Cristo Redentor.

Inverno no Rio 

E tem inverno no Rio de Janeiro? Olha, sim, principalmente para os padrões de quem está acostumado com temperaturas lá em cima! De julho a setembro, pode fazer menos de 17ºC na cidade.

Nesta época, fica um pouco mais difícil de ver pontos turísticos mais altos, como o Cristo Redentor e Pão de Açúcar. Porém, dá para curtir as várias opções culturais da cidade, como Santa Teresa, Lapa e o centro.

Primavera

Uma cidade com tantos parques e um Jardim Botânico certamente fica linda na primavera! Logo, entre setembro e novembro é uma boa escolha de quando ir ao Rio de Janeiro.

Imagine que prazer visitar locais como o Parque Lage, as regiões de cachoeira e outros pontos turísticos! As temperaturas variam de 20ºC a 30ºC, todavia, o clima costuma ser mais seco.

Quando é a alta temporada carioca?

Outro fator a considerar no seu planejamento sobre quando ir ao Rio de Janeiro são as temporadas. Você prefere ir para locais mais calmos, com pouca gente, ou quer conhecer pessoas novas e encontrar vários públicos?

Como já comentamos acima, o verão é alta temporada. Em outros meses, é considerada baixa. Entenda melhor!

Alta temporada no Rio

O verão (dezembro a março) é, sem dúvidas, o período de alta temporada no Rio de Janeiro. Porém, julho é mês de férias e, por mais que esteja mais friozinho, pode ser que encontre a cidade mais cheia.

Baixa temporada

De modo geral, considera-se baixa temporada os meses de maio, outubro e novembro. São dias de temperatura amena, cidade vazia e, como resultado, preços mais camaradas. Logo, estes períodos são as melhores opções para quem não sabe ainda quando ir ao Rio de Janeiro, mas quer fazer uma boa economia na viagem.

Veja uma lista de lugares românticos para pedir a namorada em casamento

Afinal, quando ir ao Rio de Janeiro?

Em suma, percebemos que a cidade não faz um frio danado no inverno, ao mesmo tempo em que o sol castiga no verão. Logo, para fugir das altíssimas temperatura e hordas de turistas que jogam o preço lá em cima, as melhores épocas para visitar o Rio de Janeiro são:

  • Abril, maio e junho: temos tempo firme;
  • Julho e agosto: a temperatura é mais amena e nada que impeça uma praia;
  • Feriadões: exceto Réveillon e Carnaval, bastando procurar umas promoções interessantes.

Porém, se não der mesmo para embarcar nestas datas, ou seu sonho é exatamente passar a virada do ano ou o Carnaval no Rio, comece a pesquisar com antecedência! Todo o planejamento antecipado ajudará a fazer uma boa economia.

Em síntese, ao escolher quando ir ao Rio de Janeiro, leve em consideração fatores como preços e clima mais ameno, se for o seu perfil. O fato é que a Cidade Maravilhosa, assim como o Cristo Redentor, estão sempre de braços abertos para o turista.


   
        Booking.com

< Booking.com

Artigos mais visualizados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *