Saiba aqui quais são as expressões mais usadas para não se perder no carioquês!
Todo mundo sabe que o Rio de Janeiro continua lindo, com suas praias, samba, futebol na areia e energia ímpar! Além destas características, a cultura carioca reserva atrações bem peculiares.
São muitas festas típicas e monumentos que atraem milhares de turistas que, em algumas situações, não conseguem entender as gírias do Rio de Janeiro.
O próprio sotaque carioca é um dos mais conhecidos do Brasil, justamente pela alta produção de novelas e filmes na cidade.
O carioca tem um jeito único de falar. Mesmo assim, a gente ainda se perde nestas expressões, uma vez que dizem respeito à cultura local, por mais difundidas que sejam.
Esteja se preparando ou não para uma viagem à Cidade Maravilhosa, conheça algumas das gírias do Rio de Janeiro para não se perder no carioquês.
Se esta for a sua primeira visita ao Oi,Rio, saiba que somos um site que destaca a cultura fluminense.
Conheça algumas das principais gírias do Rio de Janeiro
Se você acabou de ver um filme nacional, conversou com um carioca ou ouviu um diálogo e não entendeu algumas expressões, fique tranquilo. Abaixo vamos explicar o significado de alguns termos que são muito usados no Rio de Janeiro.
Se liga – Gírias cariocas
“Se liga, que a parada é sinistra”. Só aqui, temos três gírias muito usadas pelos cariocas!
Primeiro, entenda que, quando ouvir um “se liga”, é porque precisa prestar bastante atenção do que vão te falar.
Caô – Gírias cariocas
“Hummmm, tô achando que isso aí é caô, hein?”
Normalmente, essa expressão é usada quando se duvida da afirmação de alguém ou que aquela história é mentira ou enganação.
Caraca – Gírias cariocas
Esta é uma das mais versáteis gírias do Rio de Janeiro. Originada do dialeto hispânico, pode demonstrar espanto, surpresa e até raiva ou descontentamento. Então, achou a Cidade Maravilhosa incrível? Solta logo um “caraca, o Rio é lindo”.
Mermão – Gírias cariocas
Uma das gírias mais usadas para caracterizar o carioca, “mermão” é uma abreviatura de “meu irmão”, quase um sinônimo de “cara”.
Normalmente, a expressão é usada para enfatizar alguma coisa. Mais ou menos assim: “mermão, não vai dar para fazer aquilo lá não, hein?”.
Geral – Gírias cariocas
Clássica, “geral” é aquela gíria que, literalmente, engloba todo mundo.
Quer mandar um recado pra todo mundo? Então, “fala pra geral”.
Maneiro – Gírias cariocas
Para o carioca, algo muito bom não é legal, é “maneiro”! A gíria é quase um adjetivo que quer dizer o quanto alguma coisa foi ou é interessante.
Tá ligado – Gírias cariocas
Esta expressão é quase um reforço do “se liga”, para destacar mesmo que você está prestando atenção ou está entendendo o que é falado.
O carioca costuma mandar logo um “tá ligado”. Por exemplo: “vai rolar aquela festa na sexta, tá ligado”.
Partiu – Gírias cariocas
Essa já espalhou pelo Brasil inteiro e significa “vamos lá”. Animou para sair ou fazer aquela viagem de final de semana? Convida a turma e não esquece de postar nas redes um “partiu praia!”.
Pela Saco – Gírias cariocas
Aquela pessoa é irritante a ponto de deixar os outros nos nervos? Então, você pode dizer que ela é uma bela de uma pela saco!
Bolado – Gírias cariocas
“Pô, já tô bolado com essas atitudes dele, viu?”
Você certamente já ouviu essa gíria do Rio de Janeiro por aí, hein? Ela significa que a pessoa está irritada, com raiva, triste ou desapontada com alguém!
Parada – Gírias cariocas
Outro clássico das gírias do Rio de Janeiro, a “parada” é qualquer situação ou objeto ao qual a pessoa está se referindo.
Enquanto andar pela cidade, tenha certeza que vai ouvir alguém pedindo para pegar uma “parada” ou “para se ligar na parada”.
Vacilar – Gírias cariocas
Errou feio e decepcionou um monte de gente? Então, você vacilou e precisa pedir desculpas, hein? A gíria também é usada quando alguém perde uma oportunidade muito boa.
De “vacilar”, surgem outras variações relacionadas a quem vacilou: “vacilão” e “vacilona”.
Perdeu a linha – Gírias cariocas
Bebeu demais e passou vexame? Ou saiu do controle e perdeu a compostura? Então, você provavelmente “perdeu a linha” na festa ou em qualquer outra situação!
Já é – Gírias cariocas
Uma das gírias do Rio de Janeiro mais usadas, “já é” é empregada quando alguém topa fazer alguma coisa.
Também é usada para confirmar ou indicar que o interlocutor pode contar com quem está falando. “Partiu praia? Já é”!
Meter o pé – Gírias cariocas
Se você vai “meter o pé”, significa que vai embora de algum lugar ou, com mais honestidade, “cair fora”.
A expressão também serve para mandar alguém “meter o pé”.
Ralar peito – Gírias cariocas
Dos mesmos criadores de “meter o pé”, temos o “ralar peito”. Ou seja, tem muitas formas de você falar que vai embora de algum lugar né?
Não está gostando da “parada”, então “rala peito” antes que fique pior!
Tirar onda – Gírias cariocas
“Tá tirando onda com a minha cara”? Se ouvir alguém falando isso para outra pessoa, tenha certeza de que está “rolando” um mal-estar!
“Tirar onda” significa demonstrar superioridade ou debochar e ironizar alguém.
Sinistro – Gírias cariocas
Versátil, a expressão “sinistro” pode indicar tanto que algo é estranho quanto muito bom! Quer dois exemplos?
- “A Anitta faz o maior sucesso, né? Ela é sinistra”!
- “Sinistra aquela história do roubo, hein?”.
0800 – Gírias cariocas
O código de ligações gratuitas é 0800, certo? Então, a gíria indica que algo será de graça! Do tipo “festa 0800”.
Dar moral – Gírias cariocas
Está a fim de alguém? Dá uma moral, então! A gíria também indica ajuda, seja financeira ou não.
Por exemplo: “me dá uma moral com essa atividade aqui”.
E aí, qual das gírias do Rio de Janeiro você já conhecia e até usava em seu dia a dia? Se é carioca e conhece ou usa mais expressões, já é! Vem cá e conta para a gente!
Se você pretende conhecer o Rio de Janeiro, que tal visitar alguns dos pontos turísticos de Niterói e o Cristo Redentor?
Você está no site Oi,Rio, um veículo independente que conta com uma equipe multidisciplinar, formada por jornalistas e pesquisadores, responsável pela produção de nossos conteúdos. Aqui falamos sobre a cultura fluminense, detalhes históricos e turísticos do estado do Rio de Janeiro.
Nossos conteúdos são produzidos e revisados por profissionais com longa experiência em jornalismo online, o que aumenta a confiança dos nossos leitores.