Cidades da Região dos Lagos - Arraial do Cabo

10 cidades da Região dos Lagos que você precisa conhecer

Você, certamente, já deve ter se encantado com as belas fotos de Búzios ou ficado de boca aberta com o azul do mar de Arraial do Cabo. As duas são apenas algumas das 10 cidades da Região dos Lagos, no litoral do estado, que você precisa conhecer! 

A região é também conhecida como Costa do Sol, considerada uma das mais belas do Rio de Janeiro.

Muito procurada por turistas, não à toa a região é a favorita dos cariocas e, claro, entrou para o rol do destino de sonho da maioria dos brasileiros.

Afinal, as 10 cidades da Região dos Lagos são marcadas não só pelas praias impecáveis e democráticas, como também pela natureza exuberante e excelentes opções gastronômicas.

Continue sua leitura e veja alguns detalhes especiais e escolha qual será o seu próximo destino. Inclusive, já expliquei aqui qual é a melhor cidade para morar na Região dos Lagos.

Essa é a sua primeira visita aqui ao Oi,Rio? Aqui destacamos diversos aspectos sobre a cultura fluminense. Veja aqui:

Onde ficam as cidades da Região dos Lagos?

A Região dos Lagos fica a leste da cidade do Rio de Janeiro. No total, são 2.004,003 km² de área da mais pura beleza natural. O município mais próximo à capital fluminense é Saquarema, a 120 km, enquanto que Arraial do Cabo é o mais distante, a cerca de 170 km.

Chegar à Região dos Lagos é bem simples: de carro, basta iniciar a viagem saindo da capital pela ponte Rio-Niterói acessando, em seguida, a BR-101 e a RJ-124, esta conhecida como a Via Lagos. 

Também é possível chegar de ônibus, com linhas saindo do Rio de Janeiro. A principal empresa que opera no trajeto é a Auto Viação 1001, com diferentes horários a partir da rodoviária Novo Rio.

Conheça as cidades da Região dos Lagos

Não sabe por onde começar a sua tour? Veja abaixo os detalhes de cada cidade e anote as características que mais te encantam. Depois, é só programar a sua viagem e curtir cada momento.

Saquarema

Uma das principais cidades da Região dos Lagos, Saquarema é conhecida como a capital nacional do surf, graças às suas ondas que chegam aos 3 metros de altura. Alto-astral, o município sedia um importante campeonato da categoria.

Além dos desafios do esporte radical, Saquarema tem muito o que oferecer. São sete praias incríveis, além de outras atrações imperdíveis, como:

  • Igreja Nossa Senhora de Nazaré;
  • Templo do Rock (homenagem a cantor Serguei);
  •  Mirante Morro da Cruz;
  • Lagoa de Saquarema;
  • Cachoeira do Roncador;
  • Praias, em especial, as da Vila, a Prainha, da Barrinha e do Itaúna.

Veja também quais são as melhores praias do Rio de Janeiro para ir com a família

Araruama

Conhecida pela Lagoa de Araruama, considerada a maior do mundo, a cidade é tranquila e procurada por quem busca distância da muvuca.

Entre as principais atrações de Araruama, estão:

  • Praia Seca;
  • Praia do Coqueiral;
  • Praia da Pontinha;
  • Mirante da Paz;
  • Salinas da Praia Seca;
  • Lagoa de Araruama.

Silva Jardim 

Município constituído por quatro distritos (Silva Jardim, Aldeia Velha ex-Quartéis, Correntezas e Gaviões), ele faz divisa com Araruama. Entre seus principais pontos turísticos, temos as cachoeiras, como a Cachoeira das Andorinhas e a das Sete Quedas.

A cidade também dá uma aula de história no Museu Arqueológico de Araruama, além do respeito à natureza na Associação Mico Leão Dourado.

Casimiro de Abreu

Entre as cidades da Região dos Lagos, temos Casimiro de Abreu. Lá dá para curtir tanto as belas praias, como Praião e Prainha, quanto a serra, onde há passeios, por exemplo, no Rio Macaé.

Obviamente, não dá para passar pela cidade sem conhecer a casa do escritor Casimiro de Abreu e sua estátua.

São Pedro da Aldeia

História e cultura se juntam em São Pedro da Aldeia, uma das belas cidades da Região dos Lagos. Antes uma aldeia indígena, o local desenvolveu-se em torno do turismo, uma de suas principais atividades econômicas.

E tem muito o que fazer por lá, começando com a trilha pela Serra de Sapiatiba, com uma vista matadora. Não dá para deixar de fora uma visita à Casa Flor, construída com madeira e taipa, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan).

Sem falar nas praias, como a Linda, a do Sol e a da Baleia. Simplesmente, imperdíveis!

Iguaba Grande

A cidade de Iguaba Grande tem menos de 30 mil habitantes e é o destino perfeito para os praticantes do kitesurf, windsurf e vela. 

Tranquila e cheia de belezas naturais, também tem praias incríveis, como a Ponta da Farinha, a do Túnel e a das Andorinhas.    

Cabo Frio

Sem dúvida, uma das mais conhecidas cidades da Região dos Lagos, Cabo Frio oferece excelente infraestrutura. A areia branquinha atrai turistas e surfistas, como não poderia deixar de ser. Além das belezas naturais, o local é cheio de história! 

Ali, está o Bairro da Passagem, uma das ocupações mais antigas do Rio de Janeiro, além do Forte de São Mateus. Vale um passeio pela Praça das Águas e Rua dos Biquínis, bem como pela tarde na Ilha do Japonês e na dos Papagaios.

Responsáveis pelo 1.5 milhão de turistas que visitam a cidade anualmente, às praias de Cabo Frio são um espetáculo à parte. Entre elas, podemos destacar a do Forte, no centro, e a das Conchas.

Arraial do Cabo

Conhecida como o Caribe Brasileiro, a cidade de Arraial do Cabo é daqueles destinos que a gente precisa conhecer antes de morrer!

A beleza de suas praias está na mistura do mar cristalino de águas calmas e imensamente azuis com areia branquinha.

Acessível, a região recebe cerca de 300 mil turistas a cada temporada, em busca de suas oito belas praias. Algumas delas, inclusive, são acessíveis apenas por passeios de barco.

Imperdíveis, podemos citar as praias do Pontal do Atalaia, do Forno e do Farol.

Além do passeio de barco, na região, acontece o fenômeno da ressurgência, que faz submergir toda a riqueza da vida marinha. Por isso, é mandatório contratar um dos mergulhos durante sua estadia.

Armação dos Búzios

Brigitte Bardot tem sua própria estátua e já morou por ali. Estamos falando de Búzios, certamente, uma das mais badaladas cidades da Região dos Lagos. A vila de pescadores típica das novelas tem praias incríveis, ruas de pedras e um charmoso centrinho.

A região tem excelentes restaurantes, vida noturna agitada e uma orla com mais de 20 praias.

A cidade é uma península, por isso, é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Comece seu passeio pela Orla Bardot e siga em direção à Rua das Pedras.

Faça passeios de buggy e visite alguns dos mirantes da região, como o Mirante da Praia do Forno, o da Praia Brava e o da Praia de João Fernandes. Claro, reserve um bom tempo para desfrutar do magnífico litoral, como:

  • Praia da Azeda e Azedinha;
  • Praia de João Fernandes;
  • Praia da Armação;
  • Praia da Tartaruga;
  • Praia do Forno;
  • Praia da Ferradura;
  • Praia de Geribá.

Descubra o que fazer à noite em Angra dos Reis.

Rio das Ostras

Por fim, entre as cidades da Região dos Lagos, não podemos deixar de fora Rio das Ostras, outra queridinha dos turistas. Sede de um dos maiores complexos hoteleiros do estado, fica a 170 km da capital do Rio de Janeiro. 

Com litoral relativamente pequeno, com 28 km de extensão, tem belezas naturais incríveis, como a Lagoa de Iriri, também conhecida como Lagoa da Coca-Cola. Ainda, suas 15 praias que agradam a todos os estilos, com destaque para:

  • Praia das Tartarugas;
  • Praia do Centro;
  • Praia Virgem;
  • Praia da Costa Azul.

Uma viagem pelas cidades da Região dos Lagos vai, certamente, encher os seus olhos com paisagens belíssimas. Mais ainda, dar a certeza da imensidão de nosso litoral!

Depois de entender os detalhes principais de cada um dos destinos, qual você vai escolher como primeira parada?

Além de mostrar quais são as cidades da Região dos Lagos, já destaquei aqui os principais pontos turísticos de Niterói e quero te convidar a conhecer as principais festas típicas cariocas e entender o que tem para fazer em Paraty.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.