O que tem para fazer em Itaipava? 13 dicas imperdíveis

Compartilhe:

O que tem para fazer em Itaipava?
O que tem para fazer em Itaipava?

Distrito de Petrópolis tem natureza privilegiada e atrações imperdíveis

Montanhas, climinha de serra e gastronomia requintada com à Mata Atlântica. Estamos falando da região de Petrópolis, pedacinho de paraíso a menos de 70km do Rio de Janeiro. Despertou seu interesse? Então, vem cá para ver o que tem para fazer em Itaipava.

A queridinha dos cariocas para aquela escapada aos finais de semana, Itaipava é um distrito de Petrópolis, a cidade imperial que fica na Serra Fluminense. Na verdade, a região fica a apenas 18km do centro da cidade, o que permite conhecer as duas pérolas de uma só vez.

A lista do que tem para fazer em Itaipava mostra as razões pelas quais ela é escolhida para dias de tranquilidade e natureza. Localizada a 1.500 metros de altitude, a região tem natureza privilegiada, dois parques ambientais, castelo, mirantes, museu e comida orgânica.

Você verá aqui uma série de atrações para aproveitar bem a região. Este é o Oi,Rio, um site em que destacamos a cultura e as belezas do Rio de Janeiro. Seja bem-vindo!

Descubra o que tem para fazer em Itaipava

Itaipava é o destino favorito dos cariocas que preferem sair da capital nos feriados ou finais de semana. Porém, é bem provável que você encontre turistas de outras regiões brasileiras e até do exterior por lá.

Se você pretende visitar a região, mas não sabe o que tem para fazer em Itaipava, veja as nossas sugestões. 

Castelo de Itaipava

Da Rodovia BR-040, antes de chegar ao centro, já dá para ver uma das opções mais famosas do que tem para fazer no distrito – o Castelo de Itaipava. Ainda que funcione como casa de festas, a única construção em estilo medieval da América Latina é aberta para visitação quando não há eventos.

O local também abriga hotel, restaurante, bar e parque de diversões, este com entrada gratuita. A visita, entretanto, é paga. 

Mais informações podem ser vistas no site

Parque Municipal de Itaipava

O local é referência para um passeio em família. Dotado de muito verde, árvores e banquinhos para relaxar, o Parque Municipal de Itaipava tem áreas para piquenique, ciclovia e parquinhos.

A entrada é gratuita e informações adicionais podem ser consultadas pelo site.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos 

Uma boa opção do que tem para fazer em Itaipava é programar uma visita ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma das mais belas atrações da região.

Na parte mais próxima ao distrito dá para fazer trilhas e conhecer belas cachoeiras. Uma delas é a Véu da Noiva, além da trilha para o Morro do Açu. O parque abre todos os dias, das 08h às 17h, sob o pagamento de taxa de visitação.

Pedra de Itaipava

Esta é uma das opções do que tem para fazer em Itaipava se você for um amante da natureza e quiser fazer bons registros desta sua viagem.

A Pedra de Itaipava tem altitude de 1.370 metros e oferece uma vista panorâmica da região, sendo acessível por uma trilha de 4 km de extensão (ida e volta) que passa por belas paisagens.

Mirante da Serra

Entre as atrações da região, destaque para o Mirante da Serra, na estrada Itaipava-Teresópolis. Localizado a 1.500 metros de altitude, o local é perfeito para aquele pôr do sol inesquecível.

Se bater a fome, lá tem várias barracas de lanche para você apreciar algumas das delícias da culinária fluminense.

Vale da Lua

O Vale da Lua de Itaipava nada tem a ver com paisagens lunares, inóspitas e acinzentadas. Pelo contrário, a reserva de eucaliptos é cercada por trilhas que levam a um campo de pinheiros.

Carros não são permitidos por lá, então, os 3km de trilha devem ser percorridos a pé.

Cachoeira da Macumba

Você já deve ter percebido que as principais opções do que fazer em Itaipava envolvem a natureza, certo? Pois temos mais uma indicação!

Também conhecida como Cachoeira dos Treze, a Macumba é acessível pelo km 13 da estrada Itaipava-Teresópolis (daí o nome). De fácil acesso, ela abriga a chamada Janela do Céu, bem no topo da queda d’água.

Para chegar até a cachoeira da Macumba é só percorrer uma trilha fácil de dez minutos.

Museu do Pequeno Príncipe

O La Grande Vallée, ou Museu do Pequeno Príncipe, já hospedou Antoine de Saint-Exúpery, autor do célebre livro infantil. 

Além de contar a história do escritor, o espaço já abrigou pilotos franceses refugiados da Segunda Guerra.

Conecta Orgânica

Bora de comidinha orgânica? No Conecta Orgânica há palestras, oficinas, apresentações musicais e, claro, gastronomia na lojinha e restaurante vegano. Tudo isso cercado por vales e montanhas, uma ótima opção do que fazer em Itaipava se você for para lá com os seus filhos.

Feirinha de Itaipava

Próxima ao Castelo de Itaipava, a Feirinha reúne, em 390 bancas, o melhor da produção local, com artesanato, jóias, tecelagem, tapetes e agasalhos. Além, claro, de lanchonetes e restaurantes.

Aproveite a passagem pela região para comprar aquela lembrancinha!

Hortomercado

Na rua principal de Itaipava, o Hortomercado comercializa carnes, queijos, frutas, verduras e flores fresquinhas. Depois das compras, passe no Bar do Horto para comer um pastel! 

Cervejarias

Para quem não sabe o que tem para fazer em Itaipava, saiba que esta é a terra das grandes cervejarias. Entre elas: Alter, Rocky Garden Brew Café, Conto de Fadas e do Castelo.

E, para complementar, dá para tomar boas cervejas artesanais nos restaurantes do distrito e, de quebra, experimentar a excelente gastronomia local.

Comer!

Falando em gastronomia, há de tudo no distrito de Itaipava, desde bistrôs à culinária internacional. A ideia é que você passe tanto pelos restaurantes nas ruas do distrito quanto aqueles mais afastados, como o Parador Valência, de cozinha espanhola.

Então, a lista do que tem para fazer em Itaipava te surpreendeu? Corre e organize seu roteiro para visitar a região.

Este foi um conteúdo especial elaborado pela equipe só Oi,Rio para ajudá-lo em seu planejamento para conhecer esta badalada região do Rio de Janeiro.

Além de ver aqui as sugestões do que tem para fazer em Itaipava, leia também:

O que fazer em Paraty?

Descubra quantas praias existem no Rio


   
        Booking.com

< Booking.com

Artigos mais visualizados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *