O que tem para fazer em Paraty

O que tem para fazer em Paraty? Veja dicas tradicionais e para fugir do óbvio

A Costa Verde do Rio de Janeiro prova que o charme das cidades históricas não é gratuito. As ruas de pedra e o casario colonial banhados pelo mar são apenas amostras do que tem para fazer em Paraty.

Famosa pela Festa Literária Internacional (FLIP), a cidade é cercada pela Mata Atlântica e dona de uma costa com mais de 120 praias de um mar azul-esverdeado. Ainda que a feira traga nomes nacionais e internacionais da literatura, não é seu único atrativo.

A cidade brilha com suas construções coloniais, centro histórico charmoso, gastronomia e arquitetura bem conservada. Sem falar nos passeios sem pressa pelas ruas “pé-de-moleque”, assistindo a uma verdadeira aula de História.

Se você está visitando o Oi, Rio pela primeira vez e quer descobrir o que tem para fazer em Paraty, saiba que somos um site focado na cultura fluminense.

Aqui no site, já expliquei um pouco sobre a história do Cristo Redentor e apresentei os pontos turísticos em Niterói. Desta vez, o foco é a cidade de Paraty. Boa leitura!

O que tem para fazer em Paraty?

Se você está aí em casa planejando uma passadinha por Paraty e busca por dicas do que fazer por lá, pegue um papel e caneta e comece a montar o seu roteiro.

Passeio pelo centro histórico 

Impossível não perder horas vagando pelo charmoso Centro Histórico de Paraty. Os quarteirões tombados pelo Iphan levam direto aos anos 1800, com lindos casarões coloniais e ruas de calçamento em pé de moleque.

As casas são ocupadas por lojas, galerias de arte, livrarias, restaurantes e artesanato. Além de perambular com um calçado bem confortável, também dá para contratar o passeio de charrete que sai da Praça da Matriz.

O ideal é chegar bem cedo para se adiantar às hordas de turistas que enchem o corredor principal que vai da Rua do Comércio à Praça da Matriz.

Para quem ainda não sabe o que tem para fazer em Paraty, anote aí uma visita a pontos importantes, tais como:

  • Museu de Arte Sacra;
  • Casa da Cultura;
  • Teatro Espaço;
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário;
  • Capela de Nossa Senhora das Dores;
  • Antiga Cadeia.

Não se esqueça dos cliques em frente às portas e janelas coloridas, namorar as lojas das ruas da Lapa e do Comércio.

Por fim, reponha as energias com um dos elaborados menus ou nos bares da Praça da Matriz.

Contrate os passeios de barco

Paraty tem 120 praias em sua costa e, algumas delas, acessíveis a barco. Por isso, nada melhor do que contratar passeios para conhecer as ilhotas e a orla para dar um mergulho nas águas cristalinas.

Uma boa opção do que tem para fazer em Paraty é escolher uma das três formas de fazer passeio de barco: uma delas é a escuna com itinerários que variam de cinco a seis horas. Outra opção são as torneirinhas de madeira, com colchonetes no convés para pegar um sol durante o passeio.

Finalmente, as lanchas rápidas com passeios, por exemplo, ao Saco do Mamanguá, considerado um fiorde brasileiro.

Praias e ilhas de Paraty 

Ainda falando do que tem para fazer em Paraty no quesito praia, um capítulo especial para elas. Afinal, são mais de 120 acessíveis de variadas formas, brindando os olhos com águas esverdeadas, vida marinha e natureza exuberante.

A chegada até elas depende da praia escolhida, podendo ser barco, lancha, carro ou trilha.

Outras são mais próximas ao centro, como a Praia do Pontal, pertinho do centro histórico. Ainda, há as mais distantes, especialmente em Trindade, vila 25 km distante de Paraty.

A costa também inclui as praias que seguem em direção a Angra dos Reis.

Entre as principais praias de Paraty, temos:

  • Praias do Cachadaço;
  • Praia do Cepilho;
  • Praia do Meio;
  • Praia de Fora;
  • Ilha Comprida (mergulho);
  • Lagoa Azul (mergulho);
  • Saco da Velha e sua gruta;
  • Saco do Mamanguá;
  • Ilha da Cotia;
  • Praia da Lula;
  • Praia Vermelha;
  • Praia do Sono;
  • Praias de Antigos e Antiguinhos, quase desertas.

Algumas delas têm restaurantes e quiosques, enquanto outras são mais rústicas e isoladas. Mas, todas conservam a beleza típica da Costa Verde.

Experimente uma cachaça típica de Paraty

Na lista do que tem para fazer em Paraty, não dá para faltar uma degustação de cachaça direto do produtor. A região é repleta de excelentes alambiques, nos quais há demonstrações do processo de produção.

O passeio pode ser feito por conta própria ou contratado, incluindo os alambiques à beira da Estrada Real.

Entre os seis alambiques em funcionamento, estão a Cachaça Paratiana, Cachaça Courisco e Pedra Branca.

Passe pelo Caminho do Ouro

Falando em Estrada Real, via dos tempos coloniais que ligava Rio de Janeiro e Minas Gerais, o trecho chegando à Paraty era chamado Caminho do Ouro.

A via aproveitou trilhas estruturadas pelos índios para transportar ouro, diamante e café. Hoje, é uma atração turística.

Separe um bom tênis e coloque o pé na estrada.

Energia das cachoeiras de Paraty

As cachoeiras de Paraty nascem na Serra do Mar e caem com suas águas geladas para recarregar as energias de qualquer um. 

Algumas ficam à beira do Caminho do Ouro e aliam o roteiro histórico ao ecoturismo, com trilhas, rapel, arvorismo e tirolesas.

Entre as cachoeiras mais conhecidas de Paraty, estão a do Tobogã e a da Pedra Branca com o Poço Usina.

Trekking

Os amantes dos esportes ao ar livre são contemplados pelo muito que tem para fazer em Paraty!

A região que beira a Rio-Santos é um circuito de trekking com roteiros de um a quatro dias que passam, por exemplo, pelo Saco de Mamanguá e Reserva da Joatinga.

Os trajetos também levam a atrações belíssimas, como Pico do Pão de Açúcar e praias de Ponta Negra, Antigos & Antiguinhos e do Sono.

O ideal é contratar os passeios com agências especializadas para não ter transtornos.

A lista do que tem para fazer em Paraty é infindável!

Perca-se nas compras nas lojinhas do centro histórico e desfrute da gastronomia impecável dos bistrôs, bares e restaurantes. E, se puder, apareça em um dos eventos culturais da cidade, como a FLIP e Paraty em Foco.

Você conhece quais são as comidas típicas cariocas? Faça o teste aqui!

Além de explicar o que tem para fazer em Paraty, já expliquei também como aproveitar a noite em Angra dos Reis e o melhor lugar para ficar em Arraial do Cabo.

Conheça aqui lugares para visitar em julho no Brasil!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.