melhor cidade da Região dos Lagos para morar

Qual é a melhor cidade da Região dos Lagos para morar?

A melhor cidade da Região dos Lagos para morar é São Pedro da Aldeia, a 135 km do Rio de Janeiro. A classificação foi conferida pela Escala Brasil Transparente, uma metodologia que avalia os municípios brasileiros quanto à transparência na gestão pública. Porém, a cidade tem muito mais a oferecer do que isso.

São Pedro da Aldeia é um dos dez municípios na Região dos Lagos, também chamada Costa do Sol, no litoral fluminense.

A boa posição na EBT se deu pelo cumprimento à Lei de Acesso à Informação que, em 2021, completa cinco anos de publicação. A nota da cidade foi 9,44, a segunda maior do estado.

Na avaliação, foram considerados itens como saúde, assistência social, educação, entre outros quesitos. Porém, além da gestão pública, São Pedro da Aldeia é a melhor cidade da Região dos Lagos para morar graças a outros fatores. Entre eles, o custo de vida e a qualidade de morar perto de belas praias.

Se essa for a sua primeira vez aqui no Oi,Rio, saiba que somos um site especializado na cultura fluminense. Além de responder a dúvida sobre qual é a melhor cidade da Região dos Lagos para morar, você pode conferir aqui também:

Conheça São Pedro da Aldeia, a melhor cidade da Região dos Lagos para morar    

A cidade de São Pedro da Aldeia, na região dos Lagos, fica a 135 km da capital do estado. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem, atualmente, mais de 107 mil habitantes. Próxima a cidades badaladas, como Cabo Frio, São Pedro é tão linda quanto, porém mais barata.

Primeiro, é interessante saber qual é a história da cidade, com mais de 400 anos de fundação. São Pedro da Aldeia era, de fato, uma aldeia indígena, cuja principal atividade econômica era a pesca. Porém, as atividades rurais e pesqueiras, gradualmente, foram substituídas pelo turismo, graças ao potencial apresentado pela região.

Assim, a cidade cresceu e, hoje, tornou-se referência em infraestrutura turística, além dos monumentos e prédios históricos bem conservados.

Ainda que mais barata do que as vizinhas badaladas, São Pedro da Aldeia tem excelentes atividades turísticas e atrai pelas comodidades e preços mais acessíveis.

O que fazer em São Pedro da Aldeia?

São Pedro da Aldeia, a melhor cidade da Região dos Lagos para morar, é a sede do Museu da Aviação Naval do Brasil, o único do país.

Ainda, será a casa do Museu Ferroviário da Região dos Lagos, em fase de conclusão. O o projeto está sendo implementado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O órgão também tombou dois pontos turísticos importantes da cidade, a Casa da Flor e a Igreja Matriz. Outro grande atrativo de São Pedro da Aldeia é a gastronomia, uma vez que abriga bons restaurantes da região.

Igreja Matriz

Construída entre 1620 e 1783, tem suas bases levantadas conforme a técnica da época, usando pedra, cal e óleo de peixe. O projeto inicial da igreja apresentava duas alas, porém, hoje a construção apresenta apenas uma, dividida entre a residência dos sacerdotes e o próprio templo.

Também chamada Igreja dos Jesuítas, é uma das mais antigas do país e, além do antigo convento e o atual salão paroquial, abriga o cemitério da irmandade.

Com importante conjunto arquitetônico tombado pelo Iphan, a igreja era a referência das informações para a população da cidade.

Casa da Flor

Inovadora e criativa, a Casa da Flor foi construída em 1912, com a ajuda de Gabriel Joaquim dos Santos, trabalhador das salinas da cidade. Suas principais características são as paredes de taipa e esteios baseadas em madeira roliça.

O projeto inovador chama a atenção tanto pelo uso dos materiais quanto pela própria estrutura, ambos pensados por uma pessoa com poucas instruções.

Após a morte do antigo proprietário, a casa foi reformada com recursos públicos e, hoje, é mantida graças a projetos culturais, sendo referência para quem visita São Pedro da Aldeia, a melhor cidade da Região dos Lagos para morar.

Casa dos Azulejos

A Casa dos Azulejos, outro ponto turístico da melhor cidade da Região dos Lagos para morar, foi construída em 1847. Constituída com azulejos portugueses em tom azul, ela conserva seu estilo colonial e tem, como material base, argamassa de argila e óleo de baleia, além de conchas.

Nomes ilustres da história brasileira já passaram por lá, como a Princesa Isabel e o marido, Conde d’Eu. O atual proprietário herdou a residência do avô, o primeiro prefeito da cidade, que adquiriu o imóvel por cinco mil contos de réis.

Praça do Canhão

Sim, tem um canhão no meio desta praça em São Pedro da Aldeia. O objeto era usado para alertar sobre embarcações invasoras, ainda no século XVI.

Historiadores dão conta de que, na verdade, o canhão pertencia a Cabo Frio e ficava no Forte de São Mateus, na Praia do Forte. Além do artefato, a praça tem jardins bem cuidados e árvores frondosas.

Local muito frequentado por turistas que frequentam a região.

Praias de São Pedro da Aldeia

Como falar da melhor cidade da Região dos Lagos para morar sem mencionar as praias? Assim como toda a Costa do Sol, São Pedro da Aldeia tem belas praias, entre elas, a Linda, que faz jus ao nome. Com mar calmo e areia fina, é ideal para famílias com crianças, além de casais em busca de um maravilhoso pôr do sol.

Também tem a praia do Peró, cujas águas cristalinas atraem praticantes do kitesurf. Mas, o que chama atenção mesmo é a Lagoa de Araruama, a maior do país, com excelente infraestrutura para os visitantes.

Com qualidade de vida e gestão pública eficiente, São Pedro da Aldeia, merecidamente, leva o título de melhor cidade na Região dos Lagos para morar.

Atrativa durante todo o ano, tem preços de hospedagem mais baratos que as vizinhas badaladas, sem perder o charme da bela Costa do Sol.

Está na capital e quer mudar agora o interior, mas sem ficar longe do mar? Essa é uma das melhores opções.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.