Quando ir para Paraty

Quando ir para Paraty?

Quando ir para Paraty? Essa é uma pergunta que vai ser respondida hoje de forma simples e fácil. Vou te mostrar o que fazer na cidade, qual é a melhor data para aproveitar praias, cachoeiras e ainda passarei algumas dicas sobre a famosa feira literária que acontece lá.

Se Paraty apareceu entre as opções para a sua próxima viagem, certamente você vai pesquisar por informações essenciais sobre a cidade. Sabia que esta região está no extremo sul do estado e faz divisa com Ubatuba, em São Paulo? Aliás, é muito comum que os turistas aproveitem o momento para conhecer os dois litorais.

Para decidir qual a melhor época para visitar a cidade, é necessário entender qual o seu estilo e o tipo de viagem que busca, já que existem pontos turísticos que ficam mais bonitos na primavera, por exemplo.

Se você é do tipo que prefere andar a pé pelas cidades, o verão não será o melhor momento. Afinal, suportar o calor do Rio de Janeiro não é para todo mundo!

Mas quero te ajudar a se decidir! Por isso, vou mostrar aqui o que fazer e quando ir para Paraty. Está pronto?

Se essa é a sua primeira visita ao Oi,Rio e ainda não conhece o site, saiba que somos um canal que apresenta a cultura fluminense e suas diversas curiosidades. Por exemplo:

O que fazer em Paraty?

Paraty é patrimônio cultural da humanidade, pois fez parte do Ciclo do Ouro brasileiro e se desenvolveu muito no período colonial.

Seus casarões dão grande charme à cidade, que também é conhecida pela Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) e por sua culinária. Lá, os pratos típicos são à base de frutos do mar, com deliciosas receitas.

Além disso, Paraty é rica em belezas e pontos turísticos naturais, como trilhas, cachoeiras e, claro, praias para desfrutar de um dia de calor.

Quando ir para Paraty para aproveitar a Flip?

Se você é fã de livros e gosta de participar de grandes eventos, certamente vai querer visitar Paraty em julho, que é quando a feira normalmente acontece.

Mas antes de ir, é muito importante conferir a programação do festival. Pode ser que a data tenha mudado por algum evento climático ou condição da cidade.

Se literatura não é a sua “praia”, você pode estar interessado em saber quando ir para Paraty por causa de sua bela orla e cachoeiras, nestes casos, o período pode ser outro, não é?!

Quando ir para Paraty para curtir as praias e as cachoeiras?

Sem dúvida, o verão é o melhor momento para você aproveitar as águas de Paraty. Seja nas praias da cidade ou mesmo em suas cachoeiras. Ou seja, de dezembro até março de cada ano é uma boa época para aparecer por lá.

Neste caso, vale a pena pensar se você quer conferir uma cidade mais cheia de turistas ou não. De dezembro a fevereiro, por causa das férias escolares, o turismo na região é bastante intenso. Pode ser uma oportunidade de conhecer gente nova e aproveitar noites mais badaladas.

Mas se você prefere ter a sensação de uma viagem mais calma, março pode ser a melhor alternativa. Afinal, neste período as aulas das crianças já terão voltado, e então a cidade não terá tantas famílias turistando.

Mas ainda tem mais coisas para fazer em Paraty, que tal uma caminhada?

Quando ir para Paraty para andar pela cidade?

Se você gosta de caminhar na hora de conhecer os pontos turísticos, vale a pena evitar períodos de muito calor em Paraty. Até porque, andar sob o sol causa estafa e pode levar à desidratação.

Então, é uma boa passear por Paraty lá pelo mês de maio. Nesse período, o clima é mais ameno durante o dia e também mais vazio de turistas.

Como é um período de baixa temporada, os preços de passagens e hospedagens ficam mais baratos. Assim, você deve economizar um bom valor em sua viagem e poderá aproveitar mais as opções da região. Esse período de economia e clima ameno se estende até junho.

Mas Paraty não é só para quem gosta do calor, existem épocas boas para você que gosta do frio.

Quando ir para Paraty para aproveitar uma taça de vinho?

Se você é fã de passeios aconchegantes, com um vinho e o frio para ficar debaixo da coberta, Paraty também tem um período ideal.

Para aproveitar o friozinho, você pode visitar a cidade de junho a setembro, que é quando as temperaturas baixam.

Nesse período, vai ser difícil visitar as cachoeiras (a menos que você não se importe com a água gelada). Mas pode ser o melhor momento para curtir o clima histórico da cidade, principalmente à noite.

A Flip também acontece nesse período. Então, é importante ter atenção aos preços da hospedagem porque, por causa do evento, os valores costumam subir. Se você não quiser participar da festa, pode ser uma boa ir dias antes ou depois de ela acontecer.

Até porque, durante a Flip, Paraty fica bastante cheia. Para aproveitar bem o clima frio e aconchegante, você pode preferir a cidade mais vazia e calma.

Viu como Paraty tem atrativos para ser visitada durante todo o ano? Porém, ainda não acabou, lá também existem diversos festivais para conhecer e que podem influenciar a sua decisão de quando ir para a região.

Quando ir para Paraty para aproveitar as feiras da cidade?

Nem só de Flip vive Paraty. A cidade tem outras feiras tradicionais que são chamarizes para turistas e podem ser sua chance de conhecer a cultura local.

Tem, por exemplo, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty. As mais variadas cachaças ficam disponíveis para comprar e experimentar, feitas por produtores que vêm de todo o Brasil para o evento.

Outra opção é o Bourbon Festival Paraty, em que a cidade reúne grandes nomes do jazz para apresentações populares.

Paraty é uma cidade rica em cultura, gastronomia, história e uma natureza exuberante. Dependendo da época do ano em que você visitar, dá para aproveitar desde a calmaria do lugar, até a eletricidade que a presença de vários turistas traz.

Por isso, para saber quando ir para Paraty, considere bem o que você quer fazer e o que quer encontrar. Saber o quanto está disposto a pagar e pesquisar pelos preços também vai ajudar nessa decisão.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.